segunda-feira, 13 de abril de 2020
segunda-feira, 23 de março de 2020
ROSALDAA PAIM - YOUTUBE
Resultados da pesquisa
Resultados da Web
23 de mai. de 2016 - Vídeo enviado por Unitevê UFF
A Universidade Federal Fluminense e a Escola de Enfermagem concederam o título de Professora ...
15 de dez. de 2016 - Vídeo enviado por Anabelle Loivos Considera
Tia Renata é Emília, a boneca gente... GREI 5A e GREI 5B.
15 de dez. de 2016 - Vídeo enviado por Anabelle Loivos Considera
Momento das homenagens - GREI 5B.
15 de dez. de 2016 - Vídeo enviado por Anabelle Loivos Considera
Momento das homenagens - GREI 5A.
15 de dez. de 2016 - Vídeo enviado por Anabelle Loivos Considera
As tias também se divertiram e se emocionaram!
26 de jul. de 2018 - Vídeo enviado por Unitevê UFF
"Concepções teóricas de Rosalda Paim" (continuação). Com Vera Regina Waldow (Univale - RS). Escola ...
26 de jul. de 2018 - Vídeo enviado por Unitevê UFF
"Concepções teóricas de Rosalda Paim". Com Rosimere Ferreira Santana (UFF), Ana Lúcia Abrahão da ...
Encontre tudo que você precisa saber sobre Umei Educacao Infantil Rosalda Paim - Niteroi, Rio De Janeiro. Fotos e depoimentos de pais, alunos e ...
umei-rosalda A Prefeitura de Niterói inaugurou na manhã desta terça-feira (20/5) a Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Rosalda Paim, no centro da ...
Não encontrados: youtube | Precisa incluir: youtube
Navegação nas páginas
sábado, 14 de março de 2020
sexta-feira, 13 de março de 2020
terça-feira, 11 de fevereiro de 2020
segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020
sábado, 1 de fevereiro de 2020
A alimentação para ser adequada deve ser variada e conter todos os grupos de alimentos como, frutas, legumes, verduras, cereais, sementes oleaginosas e alimentos de origem animal como carnes, ovos, leite e seus derivados.
A alimentação variada previne deficiências nutricionais e protege nosso organismo de muitas doenças, porque é rica em nutrientes e substâncias bioativas funcionais que podem melhorar a função imunológica (1).
Lembre-se que uma alimentação saudável contribui para proteção de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, acidente vascular cerebral e doenças cardíacas (1).
O Guia Alimentar para População Brasileira sugere o consumo diário de 5 a 9 porções que incluam frutas e hortaliças. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS/FAO) é o consumo diário de 400g de frutas e hortaliças (2,3).
As frutas são uma excelente opção para os adeptos de uma alimentação com objetivo de redução da gordura corporal.
As frutas são nutritivas e contêm vitaminas, minerais e substâncias bioativas, algumas das quais especialmente importantes para a saúde humana.
Entre as principais substâncias bioativas podemos citar as compostos fenólicos ou polifenóis que são encontradas principalmente nas frutas e alimentos de origem vegetal.
Confira abaixo nossa lista de 10 frutas que fazem bem pra saúde:
Amora - Frutas Vermelhas - Atividade antioxidante Amora - Antioxidante natural e bem-estar para as mulheres A amora faz parte do grupo das frutas vermelhas e contém alta concentração de compostos fenólicos conhecidos como antocioninas que conferem coloração característica dessa fruta e desempenham importante função antioxidante (4). A amora apresenta atividade antioxidante, ou seja, tem a capacidade de auxiliar na proteção das células, reduzindo o risco de doenças e retardando o envelhecimento. O consumo de amora, em conjunto com derivados da soja, pode proporcionar qualidade de vida e bem-estar das mulheres em período de menopausa. A amora é também rica em fibra alimentar, o que traz benefícios para o normal funcionamento do organismo.
Maçã - Frutas Vermelhas - Auxiliar em Dietas Maçã - fruta com baixa caloria, ideal para dietas A maçã é uma fruta é uma suculenta e saborosa, trazendo inúmeros benefícios para nossa saúde. A maçã é nutritiva é contem fósforo, potássio, betacaroteno e vitaminas B1, B2, B6, C e Niacina. A maçã é uma ótima dica para quem está começando uma dieta, por ser uma fruta de baixa caloria (5). A maçã é uma das principais frutas que apresenta pectina, como fibra alimentar em sua composição. A pectina é um tipo de fibra alimentar que proporciona efeitos fisiológicos benéficos como a redução do nível colesterol total e/ou LDL colesterol e também auxilia no funcionamento normal do intestino (6,7).
Melancia - Frutas Vermelhas - Diurético Natural Melancia - Hidratação natural para sua dieta Detox Fruta extremamente popular e com certeza uma das maiores da natureza, a melancia é composta por mais de 90% de água e é amplamente utilizada em sucos, ou consumida em seu estado natural. Por ser rica em água é uma excelente opção para hidratação, trazendo também benefícios diuréticos e pode ser consumida em dietas popularmente conhecidas pelo termo “detox”. A água contribui para manutenção da regulação normal da temperatura corporal e das funções físicas e cognitivas normais (5,10).
Goji Berry - Frutas Vermelhas - Antioxidante Natural Goji Berry - a exótica fruta oriental O Goji Berry é uma fruta de exótica que ganhou muita notoriedade nos últimos anos. De origem asiática, é encontrada no Brasil em sua forma desidratada. As frutas do Goji Berry contêm importantes quantidades de carotenoides conhecidos como luteína e zeaxantina que podem auxiliar na saúde dos olhos e na manutenção de uma visão normal. O Goji berry também apresenta ação antioxidante que contribui para a proteção das células contra as oxidações indesejáveis causadas pelos radicais livres, auxiliando na prevenção do envelhecimento (11). Framboesa - Frutas Vermelhas - Antioxidante Natural Framboesa - função diurética e antioxidante A Framboesa é muito conhecida no Brasil na forma de geleias, doces e sucos, mas é uma fruta difícil de ser encontrada no mercado na sua forma fresca in natura. A saborosa fruta da framboesa contém cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio e vitaminas A, B1, B2, C, ácido fólico e excelentes quantidades de fibra alimentar. A framboesa contém ácido elágico e as famosas antocianinas que funcionam como poderosos antioxidantes, que protegem o organismo dos efeitos danosos dos radicais livres e apresentam também propriedades diuréticas auxiliando na eliminação de líquidos (8,15).
Acerola - Frutas Vermelhas - Fruta rica em Vitamina C Acerola - a frutinha rica em Vitamina C A Acerola é uma pequena fruta originária da América Central e que tornou-se muito conhecida por ser uma excelente fonte de Vitamina C.
O consumo de apenas 3 frutinhas é suficiente para atender a necessidade diária de Vitamina C de uma pessoa adulta. Com essa característica marcante, a acerola é uma excelente fonte de vitamina C e aliada da nossa alimentação. A vitamina C contribui para o normal funcionamento do sistema imunológico, sistema nervoso e formação de colágeno para o funcionamento normal dos vasos sanguíneos, ossos, cartilagens, gengivas, dentes e da pele. A vitamina C é considerada vital devido aos inúmeros benefícios para nossa saúde, além de aumentar a absorção de ferro e contribuir para redução do cansaço e da fadiga (10).
Morango - Frutas Vermelhas - Atividade Antioxidante Morango - a sobremesa rica em vitaminas Uma das frutas mais utilizadas em sobremesas, bolos e sucos, o morango também traz naturalmente inúmeros benefícios para a saúde.
Nutricionalmente os frutos do morango apresentam fibras alimentares, vitaminas do complexo B, betacaroteno, vitamina C, magnésio, ferro, fósforo e potássio. Contêm ainda compostos antioxidantes, auxiliando assim o combate ao envelhecimento precoce das células (5,12).
Açaí da Amazônia - Frutas Vermelhas - Energia e Disposição Açaí - a fruta da amazônia que conquistou o mundo
O Açaí é uma fruta típica da região amazônica, mas dificilmente é encontrado
in-natura em outras regiões do Brasil.
Normalmente é consumido na forma desidratada, em receitas típicas, bebidas e sorvetes. A polpa da fruta do açaí é bastante nutritiva contendo lipídios (ômega-9), carboidratos e fibra alimentar, além de apresentar boas quantidades de sais minerais como cálcio, fósforo, magnésio, ferro e as vitaminas A e E. A fruta do Açaí é muito apreciada por praticantes de atividade física por ser considerada refrescante e energética (5,13).
Cereja - Frutas Vermelhas - Antioxidante Natural Cereja - antioxidante natural com atividade diurética Muito apreciada em sobremesas, bolos, doces e bebidas, a cereja traz propriedades naturais que valorizam ainda mais o seu sabor. Os principais nutrientes presentes são as vitaminas A, B1, B2, B6, C e K, bem como os minerais, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio e zinco. Entre as substâncias bioativas funcionais as antocianinas merecem destaque com sua essencial função antioxidante no combate aos radicais livres (8,14). As cerejas são suculentas, saborosas e apresentam propriedades refrescantes e diuréticas que auxiliam na eliminação de líquidos (15). [ls_toggle title="
Referências"] MINISTÉRIO DA SAÚDE. Guia Alimentar Para a População Brasileira: promovendo a alimentação saudável. Brasília, Ministério da Saúde, 2008. 210p. PHILIPPI, S.T. et al. Pirâmide alimentar adaptada: guia para escolha dos alimentos. Revista de Nutrição,12, n.1, p.65-80, 1999. FALLER, A.L.K. et al.Disponibilidade de polifenóis em frutas e hortaliças consumidas no Brasil. Saúde Pública, v.43, n.2, p.211-218, 2009. HASSIMOTTO, N.M.A.; et al.; Physico-chemical characterization and bioactive compounds of blackberry fruits (Rubus ) grown in Brazil. Ciênc. Tecnol. Aliment., v.28, n.3, p.702-708, 2008. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos. NEPA-UNICAMP: Campinas, 4.ed., 2011. 161p. CANTERI, M.H. et al. Extraction of pectin from apple pomace.Brazilian Archives of Biology and Technology, v. 48, n. 2, p. 259-266, 2005. Funções plenamente reconhecidas de nutrientes: Fibra alimentar. ILSI Brasil-International: São Paulo, volume 18, 2011. Tabela de composição de alimentos. Disponível em: . Acesso em maio de 2017. HOFFMANN, A. Mirtilo: aspectos gerais da cultura. Pelotas: Embrapa Uva e Vinhos, (site embrapa). 2008. UNION EUROPEAN. REGULAMENTO (UE) n.º 432/2012 DA COMISSÃO de 16 de maio de 2012, que estabelece uma lista de alegações de saúde permitidas relativas a alimentos que não referem a redução de um risco de doença ou o desenvolvimento e a saúde das crianças. Jornal Oficial da União Europeia, L136, p.1-40, 2012. AMAGASE, H. et al. A review of botanical characteristics, phytochemistry, clinical relevance in efficacy and safety of Lycium barbarum fruit (Goji). Food Research International44, n.7, p.702-1717, 2011. QUINATO, É.E. et al. Aspectos nutricionais e funcionais do morango.Visão Acadêmica, v. 8, n. 1, 2007. SCHAUSS, A.G. Acaí (Euterpe oleracea Mart.): A macro and nutrient rich palm fruit from the Amazon rain forest with demonstrated bioactivities in vitro and in vivo.Bioactive foods in promoting health: Fruits and vegetables, p. 479-490, 2010.
GONÇALVES, B. et al. Variação, do teor em compostos fenólicos em cerejas.Maduración y post-recolección de frutos y hortalizas, p. 263, 2003. Scientific Opinion on the substantiation of health claims related to various food(s)/food constituent(s). EFSA Journal, v.8, n.10, p.1-49, 2010. FETROW, C.W. et al. Manual de medicina alternativa para o professional. Guanabara Koogan: Rio de Janeiro, 2000. 743p. [/ls_toggle] Share this entry 0 RESPOSTAS Deixe uma resposta Want to join the discussion? Feel free to contribute! Nome * E-mail * Site
terça-feira, 28 de janeiro de 2020
BOA TARDE, FRAZÃO! (Versão enviada)
BOA TARDE, WILIAM
FRANCO!
BOA TARDE OUVINTES
DA RÁDIO
FM AMÉRICA!
CAROS OUVINTES:
Em programa
anterior, mencionamos a famosa frase de Hipócrtates, o pai da medicina:
"Que seu
remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu
remédio"
Agora vamos lembrar
um dito popular:
Você é o que você
come.
Parece incrível,
mas as duas afirmações têm praticamente o mesmo significado, ou melhor, ambas
podem conduzir a pessoa ao mesmo resultado.
Mas isto ainda não
é tudo, você é, em grande parte, condicionado pela sua herança, pelo seu
patrimônio hereditário, em outras palavras, pela sua programação
geneética.
Entretanto, esta
escrita cromossômica, este código génético é como as leis que foram feitas para
serem violadas.
Vejamos um outro
adágio: "o homem é produto do meio."
Falso ou
verdadeiro?
Errado
porque, matematicamente, um só fator não gera produto, como uma só andorinha
não faz verão.
Correto porque:
Deixa claro que, entre
outros fatores, o seu comportamento alimentar, que constitui um aspecto de sua
relação com o ambiente, pode resultar tanto em saúde como em doença.
Quero dizer que todos os fatores externos (ambientasis) pressionam o seu
código genético para moldar o que você é. em cada instante da sua vida.
Como tudo que
existe no Universo, o homem constitui um sistema.
Todo sistema é
rodeado pelo seu ambiente, com o qual se relaciona e se afetam mutuamente,
através de trocas constantes e permanentes de matéria, energia e
informações.
Ao entendermos o
ambiente como tudo que
existe em torno de
um sistema, ou seja, tudo que o cerca (portanto, o resto do Universo), torna-se
lógico que todo sistema só pode existir no ambiente, inexiste sistema sem
ambientee, execto o próprio Universo, pois é impossível concebermos algo rm
torno dele..
Todo este
rodeio, todo este circunlóquio, foi para lhe dizer que você é, verdadeiramente,
em qualquer instante de sua trajetória existencial, o produto de dois
fatores:
Um é o seu código genético, o outro corresponde às influências ambientais,
exercidas sobre ele, desde a vida uterina até o instante atual.
Não iremos falar sobre sobre todos os fatores que que resultaram no que
você é agora e no seu estado de saúde ou de doença, mas para os nossos
propósitos, vamos colocarf em destaque: local em que vive, hábitos familiares e
alimentares, profissão e condições das atividades laborativas, vida ativa ou
sedentária, acesso à informações, em suma, estilo de vida.
Deixemos tudo
isto para sua reflexão e pincemos apenas os fatores alimentares que influem nas
suas condições de saúde ou de doenças.
Senão vejamos:
Para desfrutar
saúde, seu organismo necessita ter acesso a uma alimentação saudável,
tanto em quantidade como em qualidade.
Na verdade, não
regulamos adequadamente a quantidade dos alimentos que ingerimos e nem
sempre nos preocupamos em ofertar ao organismo, todas as substancias das quais
necessita para atender ao consumo energético da totalidade de suas funções
fisiológicas e das atividades externas, como locomoção, trabalho e lazer, além
de disponibilizar matéria para a manutenção celular, dos tecidos e de todos os
órgãos do corpo, a fim de
assegurar a
constância da composição dos líquidos corporais
ou seja, do
meio interno, para o que o notável fisiologisto francês Claude Bernard
cunhou o termo homeostasia que na minha opinião, expressa melhor nível de saúde
de todo o organismo.
Ressalvadas as
excessões, a tendência é um aporte de alimentos, além do necessário, para
a própria subsistência.
E o pior da questão
é que uma alimentação excessiva nem sempre garante o acesso a todos os
nutrientes que o corpo necessita para se manter em equilíbrio.
O resultado disso é
a obesidade, que na não deixa de ser um mero resultado de balanço calórico
positivo e expressa um evidente desequilíbrio de nutrientes e que caracteriza
um verdadeiro estado de desnutrição qualitativa.
Portanto, a desnutrição não corresponde apenas à
deficiente quantidade de aporte de alimentos, mas também,
deve, necessariamente abranger seu aspecto qualitativo.
Daí, numa mesma pessoa pode coexistir a obesidade e
a desnutrição, aliás, ambas constituem as duas faces de uma mesma moeda, pois,
apesar do obeso consumir alimentos em excesso, isto não significa que o seu
organismo receba toda uma gama completa de
nutrientes de que necessita para manter o estado de
equilíbrio entre a ingestão de alimentos e suas necessidades de manutenção
corporal e de consumo.
Disto decorre que a
maioria das dietas conhecidas não chegam aos resultados desejados e, qando
conseguem
a redução de peso,
mantém ou agrava o desiquilíbrio dos nutrientes, apesar da correção do balanço
energético.
Um Relatório Global de Nutrição de 2016, afirma que
"o mundo enfrenta hoje níveis muito severos de obesidade e desnutrição,
com centenas de milhões de pessoas apresentando distúrbios nutricionais
por terem muito açúcar, sal ou colesterol no
sangue."
Uma forma de adequada de suprir as necessidades do
organismo em qualqueer fase da vida é consumir uma alimentação diversificada,
variando, diariamene os tipos de alimentos: carboidratos, proteínas, gorduras
poli-insaturadass, minerais, vitaminas e demais substâncias necessárias à
manutenção do maior nivel de homeostasia do organismo, permissível pelo seu
potencial genético, faixa etária e condições ambientais.
Uma alimentação saudável necessita ser variada e
incluir frutas, legumes, verduras, cereais, sementes
oleaginosas e alimentos de origem animal como
carnes, ovos, leite e seus derivados.
As frutas são nutritivas e contêm vitaminas,
minerais e substâncias bioativas, algumas das quais especialmente importantes
para a saúde humana.
Entre as principais substâncias bioativas podemos
citar as compostos fenólicos ou polifenóis que são encontradas principalmente
nas frutas e alimentos de origem vegetal.
A alimentação sistêmica, variada é capaz de
previnepr deficiências nutricionais e de proteger o organismo de muitas
doenças,
porque é rica em nutrientes e substâncias bioativas
funcionais que podem melhorar a função imunológica.
Uma
alimentação saudável contribui para proteção de doenças crônicas como
diabetes, hipertensão, acidente vascular cerebral e doenças cardíacas.
O Guia Alimentar para População Brasileira sugere o
consumo diário de 5 a 9 porções que incluam frutas e hortaliças.
A recomendação da Organização Mundial da Saúde
(OMS/FAO) é o consumo diário de 400g de frutas e hortaliças.
As frutas são uma excelente opção para os adeptos
de uma alimentação com objetivo de redução da gordura corporal.
Lembre-se do poder curativo da natureza, dos
alimentos, das plantas, das fruta e de Deus! SALUDE E PLATA!
Assinar:
Postagens (Atom)