terça-feira, 28 de janeiro de 2020


BOA TARDE, FRAZÃO! (Versão enviada)

BOA TARDE, WILIAM FRANCO!

BOA TARDE OUVINTES DA RÁDIO 
FM AMÉRICA! 

CAROS OUVINTES:

Em programa anterior, mencionamos a famosa frase de Hipócrtates, o pai da medicina:

"Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio"  

Agora vamos lembrar um dito popular: 

Você é o que você come.
  
Parece incrível, mas as duas afirmações têm praticamente o mesmo significado, ou melhor, ambas podem conduzir a pessoa ao mesmo resultado.

Mas isto ainda não é tudo, você é, em grande parte, condicionado pela sua herança, pelo seu patrimônio hereditário, em outras palavras, pela sua programação geneética. 

Entretanto, esta escrita cromossômica, este código génético é como as leis que foram feitas para serem violadas.

Vejamos um outro adágio: "o homem é produto do meio."

Falso ou verdadeiro? 

 Nem sim, nem não, antes pelo contrário, como diria um político mineiro. 
Errado  porque, matematicamente, um só fator não gera produto, como uma só andorinha não faz verão. 

Correto porque:    

Deixa claro que, entre outros fatores, o seu comportamento alimentar, que constitui um aspecto de sua relação com o ambiente, pode resultar tanto em saúde como em doença.

Quero dizer que  todos os fatores externos (ambientasis) pressionam o seu código genético para moldar o que você é. em cada instante da sua vida. 

Como tudo que existe no Universo, o homem constitui um sistema. 




Todo sistema é rodeado pelo seu ambiente, com o qual se relaciona e se afetam mutuamente, através de trocas constantes e permanentes de matéria, energia e informações.     

Ao entendermos o ambiente como tudo que  
existe em torno de um sistema, ou seja, tudo que o cerca (portanto, o resto do Universo), torna-se lógico que todo sistema só pode existir no ambiente, inexiste sistema sem ambientee, execto o próprio Universo, pois é impossível concebermos algo rm torno dele..

 Todo este rodeio, todo este circunlóquio, foi para lhe dizer que você é, verdadeiramente, em qualquer instante de sua trajetória existencial, o produto de dois fatores: 





Um é o seu código genético, o outro corresponde às influências ambientais,  exercidas sobre ele, desde a vida uterina até o instante atual. 

Não iremos falar sobre sobre todos os fatores que que resultaram no que você é agora e no seu estado de saúde ou de doença, mas para os nossos propósitos, vamos colocarf em destaque: local em que vive, hábitos familiares e alimentares, profissão e condições das atividades laborativas, vida ativa ou sedentária, acesso à informações, em suma, estilo de vida.      

 Deixemos tudo isto para sua reflexão e pincemos apenas os fatores alimentares que influem nas suas condições de saúde ou de doenças.










Senão vejamos:

Para desfrutar saúde, seu organismo necessita ter acesso a uma alimentação saudável, tanto em quantidade como em qualidade. 

Na verdade, não regulamos adequadamente  a quantidade dos alimentos que ingerimos e nem sempre nos preocupamos em ofertar ao organismo, todas as substancias das quais necessita para atender ao consumo energético da totalidade de suas funções fisiológicas e das atividades externas, como locomoção, trabalho e lazer, além de disponibilizar matéria para a manutenção celular, dos tecidos e de todos os órgãos do corpo, a fim de





assegurar a constância da composição dos líquidos corporais
ou seja,  do meio interno,  para o que o notável fisiologisto francês Claude Bernard cunhou o termo homeostasia que na minha opinião, expressa melhor nível de saúde de todo o organismo. 

Ressalvadas as excessões, a tendência é um aporte de alimentos, além do necessário, para  a própria subsistência. 

E o pior da questão é que uma alimentação excessiva nem sempre garante o acesso a  todos os nutrientes que o corpo necessita para se manter em equilíbrio. 











O resultado disso é a obesidade, que na não deixa de ser um mero resultado de balanço calórico positivo e expressa um evidente desequilíbrio de nutrientes e que caracteriza um verdadeiro estado de desnutrição qualitativa.

Portanto, a desnutrição não corresponde apenas à deficiente quantidade de  aporte de alimentos, mas também, deve, necessariamente abranger seu aspecto qualitativo.

Daí, numa mesma pessoa pode coexistir a obesidade e a desnutrição, aliás, ambas constituem as duas faces de uma mesma moeda, pois, apesar do obeso consumir alimentos em excesso, isto não significa que o seu organismo receba toda uma gama completa de



nutrientes de que necessita para manter o estado de equilíbrio entre a ingestão de alimentos e  suas necessidades de manutenção corporal e de consumo.

Disto decorre que a maioria das dietas conhecidas não chegam aos resultados desejados e, qando conseguem 
a redução de peso, mantém ou agrava o desiquilíbrio dos nutrientes, apesar da correção do balanço energético. 



Um Relatório Global de Nutrição de 2016, afirma que "o mundo enfrenta hoje níveis muito severos de obesidade e desnutrição, com centenas de milhões de pessoas apresentando distúrbios nutricionais




por terem muito açúcar, sal ou colesterol no sangue." 
Uma forma de adequada de suprir as necessidades do organismo em qualqueer fase da vida é consumir uma alimentação diversificada, variando, diariamene os tipos de alimentos: carboidratos, proteínas, gorduras poli-insaturadass, minerais, vitaminas e demais substâncias necessárias à manutenção do maior nivel de homeostasia do organismo, permissível pelo seu potencial genético, faixa etária e condições ambientais. 

Uma alimentação saudável necessita ser variada e incluir frutas, legumes, verduras, cereais, sementes




oleaginosas e alimentos de origem animal como carnes, ovos, leite e seus derivados. 

As frutas são nutritivas e contêm vitaminas, minerais e substâncias bioativas, algumas das quais especialmente importantes para a saúde humana. 

Entre as principais substâncias bioativas podemos citar as compostos fenólicos ou polifenóis que são encontradas principalmente nas frutas e alimentos de origem vegetal.  














 A alimentação sistêmica, variada é capaz de previnepr deficiências nutricionais e de proteger o organismo de muitas doenças,
porque é rica em nutrientes e substâncias bioativas funcionais que podem melhorar a função imunológica.

Uma alimentação saudável contribui para proteção de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, acidente vascular cerebral e doenças cardíacas. 

O Guia Alimentar para População Brasileira sugere o consumo diário de 5 a 9 porções que incluam frutas e hortaliças. 








A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS/FAO) é o consumo diário de 400g de frutas e hortaliças.

As frutas são uma excelente opção para os adeptos de uma alimentação com objetivo de redução da gordura corporal. 

Lembre-se do poder curativo da natureza, dos alimentos, das plantas, das fruta e de  Deus! SALUDE E PLATA!     


domingo, 26 de janeiro de 2020

BOA TARDE, FRAZÃO!


BOA TARDE, WILIAM FRANCO!


BOA TARDE OUVINTES DA  RÁDIO 

FM AMÉRICA! 



CAROS OUVINTERS:


Vivemos em um mundo globalizaado, caracterizado pela instamnjtaneidade das  comunicações, economia globalizada, turismo crescente e aumento do número e velocidade dos meios de trasnporte. 


Tudo isto, facilita a propagação do Coronarius. 


Surgido no começo do ano,  como um misterioso vírus, iá chegam a 80 as mortes por este mixcroorganismo na China, segundo as autoridades locais. 


Casos registrados já são 2.744. 


Neste domingo (26), foram relatadas mais 24 mortes na província de Hubei, onde fica a cidade de Wuhan - local mais afetado.


 Diante  deste cenário, o Campo Grande News informa:


Três aeroportos sul-mato-grossenses fazem alerta sobre o coronavírus 


O Aeroporto Internacional de Campo Grande, mais o Aeroporto Internacional de Corumbá e o Aeroporto Internacional de Ponta Porã, terão alertas sobre o vírus 


Mensagem pede para evitar aglomerações, ambientes fechados e cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir 


Os três aeroportos mencionaados já começaram a divulgar mensagem de áudio da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) com duração de 1 minuto para orientar passageiros sobre os sintomas do vírus e como evitar a transmissão da doença:


 A mebsazgem se destina a todos os 64 aeroportos em todo o Brasil com o alerta sonoro que pede aos passageiros para que lavem as mãos frequentemente com água e sabão ou usem álcool em gel. 


Eis a íntegra da mensagem da Avisa diz: 


"Cubra o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar. 


Descarte o lenço no lixo e lave as mãos. 


Evite aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados. 


Não compartilhe objetos de uso pessoal como talheres, pratos, copos ou garrafas. 


Procure o serviço de saúde mais próximo", completa o alerta."


São medidas ainda tímidas, mas fazem parte das iniciativas que visam evitar uma epidemia global. 


O turismo está em alerta. 


É evidente os reflexos diretos do vírus no turismo internacional com companhias aéreas e agências de viagens reprogramando e até cancelando pacotes e voos. 



Nem todo mundo que viaja é turista, mas todo mundo que viaja deve ficar vigilante sobre o coronavírus, o vírus que tem epicentro na China, já fez 41 vítimas fatais e começa a se espalhar pelo mundo. 



Nos Estados Unidos, um dos destinos mais procurados pelos brasileiros, o governo implementou o rastreio de passageiros que chegam da China com perguntas e testes preventivos nos aeroportos de Los Angeles, San Francisco, Nova York, Atlanta e Chicago.


A Coréia do Sul, Singapura, Japão, Índia, Inglaterra, Hung Kong e Austrália também adotaram medidas restritivas para tentar evitar o coronavírus, como medição de temperatura e busca por sintomas, que inclui tosse e dificuldade de respirar, distribuição de panfletos explicativos sobre os sintomas para conscientizar as pessoas. 


O vírus da família Coronaviridae fez o primeiro óbito em 11 de janeiro deste ano e até o momento acredita-se que o surto tenha começado em um mercado de peixe na cidade de Wuhan, leste da China, a 840 quilômetros de Xangai. 


Inicialmente, pensava-se que a transmissão se daria apenas por animais infectados, mas o governo chinês admitiu que a transmissão também se dá pelo ar, de pessoa pra pessoa. 


As pessoas infectadas apresentam sintomas parecidos com os da gripe comum: 

febre, coriza, dificuldade para respirar, tosse e dor de garganta. 


O período de incubação é de 2 a 14 dias após contrair o vírus. 


Em pessoas em grupos de risco mais elevado, como idosos e grávidas, pode haver complicações como pneumonia e falha renal.


Há relatos de identificação do coronavírus em 11 países, além da China: França, Estados Unidos, Japão, Tailândia, Taiwan, Coreia do Sul, Vietnã, Singapura, Nepal, Arábia Saudita.



Retirada de estrangeiros 




Os Estados Unidos organizam o retorno de cidadãos americanos e diplomatas da cidade de Wuhan, epicentro do surto de coronavírus. 


Segundo a Embaixada dos norte-americana na China, um voo partirá da cidade com destino a San Francisco, Califórnia, na terça-feira (28). 


França, Japão e Coreia do Sul organizam ações similares em parceria com as autoridades chinesas. 


O rei Abdullah II, da Jordânia, destinou uma aeronave para evacuar cidadãos de seu país na China. 


Segundo a rede de notícias CNN, a ação já foi autorizada pelas autoridades chinesas. 


A província de Hubei tinha 13 cidades com restrições de circulação até sexta-feira, o que afeta cerca de 40 milhões de pessoas. 


Na manhã de domingo (26, horário local), foi anunciado que a cidade de Tianjin também irá interromper a circulação de todos os ônibus intermunicipais para tentar conter a disseminação do vírus. 


Vacinas contra o vírus 


A Coalizão de Inovações em Preparação para Epidemias (Cepi) – grupo internacional para o controle de doenças – anunciou na quinta um fundo para apoiar três programas de desenvolvimento de vacinas contra o 2019-nCoV, o novo coronavírus. 


A Rússia, por meio de seu órgão regulador, também havia anunciado que está trabalhando no desenvolvimento de uma vacina contra o coronavírus. 


A China vai suspender todas as viagens turísticas que partem do país a partir de segunda-feira (27) para tentar conter o surto de coronavírus. 


Neste sábado a Associação de Turismo da China anunciou que as viagens em grupo ao exterior estarão suspensas. 


Segundo a associação, viagens domésticas já estavam sob restrição desde sexta-feira (24). 


Os parques de diversões de Hong Kong Disneyland e Ocean Park serão fechados a partir deste domingo (26) para evitar a propagação do vírus. 


Em Xangai, o governo também anunciou que o parque da Disney ficará fechado. 


A China está em feriado do Ano Novo Lunar, período em que os parques costumam ficar cheios de turistas. 


Wuhan, na China, teve primeira morte por doença, em homem de 61 anos 


Veja o que se sabe sobre o coronavírus Vírus pode ter vindo de cobras vendidas no mercado de Wuhan 


Aumenta o número de países com casos confirmados


Mas a OMS diz que 'ainda é cedo' para declarar emergência internacional,



No Brasil, o Ministério da Saúde descartou cinco casos suspeitos, afirmando que os casos "não se enquadram na definição de caso suspeito da Organização Mundial da Saúde".


Coronavírus, o novo vírus colocou o mundo em alerta!.



Segundo ministro, vírus pode se espalhar antes mesmo do aparecimento de sintomas; governo chinês estendeu recesso escolar e proibiu venda de animais silvestres para tentar conter contágio.